Introdução

No âmbito da disciplina Ensino Clínico em Situações de Défice no Autocuidado (ECSDA), do 2º Ano do curso de Licenciatura em Enfermagem (CLE), sob orientação do professor Alberto José Barata Gonçalves Cavaleiro e a professora Maria da Anunciação Lopes Baltazar, foi solicitado um portfólio, para a classificação final da unidade curricular.

Este Ensino Clínico (EC) decorreu na Fundação Ferreira Freire (FFF) de Portunhos, de 27 de novembro de 2022 a 26 de janeiro de 2023 com a finalidade de desenvolver competências de aprendizagem no seio de uma equipa e em contato direto com o individuo/coletividade, como expõe a Diretiva 2005/36/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 07 de setembro, através do n. º5 do artigo 31, plasmada pela Lei n. º9/2009, de 4 de março.

Em contexto de EC, preconiza-se uma aprendizagem no contexto real, que possibilitará mobilizar os conhecimentos teóricos e desenvolver as aptidões necessárias para a tomada de decisão, nas diferentes situações, permitindo assim, reforçar e fortalecer competências para as ações autónomas na prática de Enfermagem.

De acordo com o Guia Orientador do ECSDA, o EC tem como principais objetivos:

  • Pesquisar, analisar, sintetizar e refletir sobre as aprendizagens;
  • Mobilizar o conhecimento das várias unidades curriculares (Enfermagem do Idoso e Geriatria; Enfermagem em Situação de Dependência no Autocuidado; Farmacologia e Terapêutica; Patologia Sistémica; Psicologia da Saúde) para melhor compreender a situação em estudo;
  • Desenvolver competências relacionais e de métodos de trabalho com os utentes;
  • Gerir o tempo/rotina de trabalho;
  • Desenvolver a autonomia/ identidade profissional.

Em síntese, o EC tem como objetivo desenvolver e consolidar conhecimentos da profissão de Enfermagem, assim como, fortalecer a comunicação entre o estudante o utente e o elemento responsável pelo processo supervisivo.

No que se refere ao desenvolvimento das seis competências preconizadas para este Ensino clínico do 2º ano, foram delineadas, gerir conhecimentos, gerir recursos operacionais, comprometer-se com o desenvolvimento profissional, conceber e gerir projetos de cuidados e implementar cuidados autónomos e/ou interdependentes.

O Guia deste EC, focaliza o desenvolvimento das competências acima evidenciadas, no sentido de potenciar no estudante de Enfermagem a consecução das mesmas para a prestação de cuidados, no sentido da mobilização de conhecimentos obtidos anteriormente, e o exteriorizar na sua ação. Neste contexto, a observação direta no contexto clínico, o guia orientador de ECSDA, as questões à equipa multiprofissional, assim como ao utente, a pesquisa documental, a interação com os orientadores de EC e a Estratégia colaborativa com os estudantes de Enfermagem, serão as estratégias utilizadas para facilitar e promover o sentido crítico e reflexivo do estudante como agente ativo do seu percurso formativo.

Enquanto futuros enfermeiros, manter o anonimato dos utentes e o sigilo de todos os dados recolhidas, plasmado no Código Deontológico do Enfermeiro, artigo106.º (p.8079)- " do Dever do sigilo", em que o enfermeiro terá de preservar o anonimato do individuo sempre que o seu caso for usado em situações de ensino, de investigação ou controlo da qualidade de cuidados; o artigo 107.º- "do respeito pela intimidade" (p.8080), segundo o qual o enfermeiro tem o dever de honrar a intimidade do indivíduo e protege-la de intromissão na sua vida privada e na da sua família; com base no artigo 105.º -"Dever de informar", alínea b) da lei já referida anteriormente, garantimos a privacidade e a intimidade do individuo, como também, ao direito à sua autodeterminação no que concerne ao acesso à informação e consentimento informado (Assembleia da Republica,2015). Durante todo o meu trabalho as pessoas em estudo serão referenciadas apenas por iniciais, assim como, qualquer informação que as identifique, cumprindo os princípios éticos de confidencialidade de dados.

A elaboração de um portefólio, tem como objetivo despertar o pensamento crítico e reflexivo, a criatividade, e a autonomia, promovendo o processo ativo da aprendizagem enquanto Estudante de Enfermagem (EE).

O presente trabalho irá focalizar-se nos domínios do portfólio apresentado, onde serão plasmados, uma análise crítica sobre as etapas de EC, mencionando as principais dificuldades, bem como as potencialidades, e a reflexão efetuada das aprendizagens adquiridas ao longo do mesmo.

Relativamente aos domínios do portefólio este deve traduzir as oportunidades de aprendizagem, assim como, a apreciação critica sobre as aprendizagens desenvolvidas dividindo-se em 8 partes: Introdução; Contextualização do Ensino Clínico; Casos clínicos; Caso clínico mais significativo; Reflexões seminários; Síntese das pesquisas efetuadas; Síntese reflexiva final, finalizando com uma nota conclusiva.

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